Prevenção

O programa de Prevenção realiza ações e intervenções presenciais e online, por meio da execução de projetos, geralmente anuais, desenvolvidos para atender demandas e públicos específicos.

As ações têm por objetivo proporcionar, manter e ampliar atividades de prevenção que promovam o desenvolvimento de habilidades de vida nos participantes, oferecendo subsídios para refletir sobre suas escolhas e atos, promovendo a vida saudável, a partir de uma visão biopsicossocial e espiritual.

Entendemos que as ações devem ser contínuas, fazendo parte do cotidiano do público infanto-juvenil, ser intensivas e iniciar precocemente, com a finalidade de tornar a tomada de decisões saudável, um conhecimento interiorizado e consciente.

Executamos ainda, acampamentos, produção de vídeos informativos e materiais impressos, programas de rádio diário, capacitações, além de ações como rodas de conversa, teatros, monólogos, palestras e oficinas.

Os trabalhos realizados pela Prevenção são integrantes de um esforço maior para assegurar que crianças, adolescentes e jovens sejam mais preparados para a tomada de decisões conscientes e menos vulneráveis a problemas relacionados ao uso de drogas e outros comportamentos de risco.

Equipe

Projetos

Movimento Vida

O Movimento Vida é um projeto sociocultural da Cruz Azul no Brasil que visa desenvolver habilidades pessoais e sociais em adolescentes de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. Por meio de atividades artísticas, oficinas e convivência saudável, os participantes constroem repertório emocional, fortalecem autoestima e tornam-se protagonistas da prevenção às drogas em sua comunidade.

Objetivo Geral

Realizar intervenções socioculturais que favoreçam o desenvolvimento psicológico, social e comportamental dos adolescentes, promovendo uma vida saudável e sem drogas.

Objetivo Especifico

O Movimento Vida busca:

  • Prevenir o uso e abuso de drogas, promovendo qualidade de vida;
  • Desenvolver habilidades emocionais, sociais e comportamentais;
  • Fortalecer autoestima, autonomia e protagonismo dos adolescentes;
  • Estimular convivência solidária, cooperação e trabalho em grupo;
  • Ampliar o acesso dos jovens a ambientes seguros, culturais e educacionais;
  • Oferecer conhecimento sobre prevenção às drogas e seus riscos;
  • Gerar experiências que influenciem positivamente seus projetos de vida;

Transformar os adolescentes em agentes de prevenção, impactando a sociedade.

Metodologia

O projeto ocorre ao longo de 10 meses e é dividido em três etapas de intervenção preventiva. As ações incluem oficinas, atendimentos, desenvolvimento artístico e apresentações públicas.

Intervenção com o Grupo (Fase Formativa)

  • Participação em oficinas de dança, música, teatro, stomp, reciclagem e desenvolvimento pessoal;
  • Encontros semanais com equipe multidisciplinar (psicologia, arte, educação);
  • Construção de habilidades de VIDA como cooperação, resiliência e empatia;
  • Sessões sobre diversos temas como: Emoções; Família; Sexualidade; Drogas; entre outros.
  • Atendimento psicológico individual quando necessário.

Ensaio e Apresentação Inicial (Fase Intergeracional)

  • Produção de um espetáculo cultural criado pelos adolescentes;
  • Apresentações em instituições de acolhimento de idosos;
  • Rodas de conversa, troca de experiências e fortalecimento emocional.

Intervenções Públicas (Prevenção Universal)

  • Apresentações em praças, terminais e espaços públicos;
  • Ações de impacto voltadas à promoção da vida;
  • Os adolescentes atuam como multiplicadores da prevenção para a comunidade.

Além disso, fazem parte da metodologia:

  • Participação em acampamento de prevenção (Keep Calm), criando vínculos saudáveis, informação e inteiração.
  • Parceria com secretarias municipais (assistência e educação), garantindo inserção territorial e critérios de vulnerabilidade.

Prevenção Escolar

O Projeto de Prevenção e Cuidado Escolar promove ações para proteger crianças e adolescentes do uso de drogas, fortalecendo sua autoestima, habilidades sociais e capacidade de lidar com desafios da vida. As atividades acontecem durante o ano letivo diretamente dentro das escolas municipais, envolvendo também famílias, professores e a rede de apoio social.

Objetivo Geral

Promover a prevenção ao uso de substâncias psicoativas entre alunos da rede pública, desenvolvendo habilidades pessoais e sociais, e oferecendo orientação e apoio para casos de maior vulnerabilidade.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver habilidades emocionais e sociais que ajudem os adolescentes a lidar com problemas e tomar decisões seguras;
  • Prevenir o uso e abuso de drogas, fortalecendo a autoestima e o projeto de vida dos jovens;
  • Formar agentes de prevenção dentro das escolas — adolescentes que atuam positivamente entre seus colegas;
  • Acompanhar e encaminhar alunos e famílias que apresentam sinais de vulnerabilidade relacionada às drogas;
  • Promover a integração entre adolescentes, famílias, escola e rede de proteção social;
  • Sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos e sinais de uso de drogas;
  • Estimular a construção de vínculos saudáveis e fortalecimento familiar.

Metodologia

O projeto acontece em três frentes principais:

1. Grupo de adolescentes (12 encontros com o mesmo grupo)

  • Sessões semanais com alunos dos anos finais;
  • Temáticas como autoestima, emoções, família, sexualidade, fake news, cigarro eletrônico, drogas, futuro, protagonismo;
  • Os adolescentes são formados como Agentes de Prevenção;
  • Ao final, realizam uma formatura que oportuniza o Pacto de Abstinência, multiplicando a prevenção para os familiares e convidados.

2. Atendimento Multidisciplinar

  • Psicólogo, pedagogo e assistente social atendem alunos com sinais de vulnerabilidade;
  • Orientação e encaminhamentos para serviços da rede de proteção;
  • Possibilidade de orientação familiar e visitas domiciliares.

3. Envolvimento da Família e Escola

  • Reuniões com pais para orientação e fortalecimento familiar;
  • Reuniões com professores para devolutivas, integração e apoio;
  • Avaliação e monitoramento contínuo com aplicação de instrumentos (Inventário de Habilidades Sociais).