
Entre os dias 22 e 24 de maio de 2025, o presidente da Cruz Azul no Brasil, Rolf Hartmann, esteve na Alemanha para uma série de encontros com representantes da Deutsche Indianer Pionier Mission (DIPM), organização com vasta experiência no trabalho com povos indígenas. A acolhida foi conduzida por Martin Höffer, evangelista da DIPM, que compartilhou vivências acumuladas ao longo de décadas de atuação, especialmente em contextos indígenas no Brasil e em outros países.
Na noite de 23 de maio, Rolf Hartmann apresentou à diretoria da DIPM as principais ações da Cruz Azul no Brasil, com foco na prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre indígenas, no apoio psicossocial e na promoção de grupos de mútua ajuda. Também foram compartilhados os planos para 2025 e 2026, com metas claras de fortalecimento das ações já iniciadas.
A realidade enfrentada por muitos povos indígenas é preocupante. Dados recentes apontam que:
- O álcool está associado a cerca de 25% das mortes violentas (incluindo homicídios e suicídios) em comunidades indígenas;
- Cerca de 30% das mortes por acidentes também têm ligação com o álcool;
- Há registro crescente do uso de maconha e cocaína entre indígenas;
- Altos índices de suicídio afetam especialmente os jovens;
- No Brasil, há mais de 1,6 milhão de indígenas, sendo reconhecidos 252 povos, com cerca de 250 línguas distintas, vivendo em mais de 750 territórios.
Essas informações, com base em fontes como o Ministério da Saúde (SESAI, 2020) e o INPAD (2019), reforçam a importância de ações consistentes e respeitosas voltadas à promoção da vida e da dignidade.
No dia 24, Hartmann reuniu-se com o Sr. Tom, que, junto com Martin Höffer, tem desenvolvido sistemas de purificação de água para aldeias indígenas. A ingestão de água contaminada tem causado doenças graves e mortes, principalmente entre crianças. A Cruz Azul no Brasil, sensibilizada com essa realidade, buscará parcerias nacionais para ampliar o acesso a esses dispositivos em comunidades indígenas, como parte de sua visão integral de cuidado com a saúde, a dignidade e o bem-estar humano — uma visão compartilhada com a DIPM.
A cooperação entre Cruz Azul no Brasil e DIPM, construída sobre valores comuns e objetivos complementares, representa um passo importante no fortalecimento das ações voltadas à promoção de uma vida plena, com esperança e sem drogas.
Referências:
- Ministério da Saúde (SESAI). Relatório de Gestão 2017–2020.
- INPAD. Relatório Nacional sobre o Consumo de Álcool e Drogas, 2019.



