Nova publicação da Cruz Azul: “Programa de Acolhimento em Comunidade Terapêutica”

A Editora Cruz Azul no Brasil realizou o lançamento editorial de mais uma publicação, dentro da série e projeto de oferecer cada vez mais ferramentas para a realização e qualificação do trabalho das Comunidades Terapêuticas no Brasil. O lançamento ocorrido nesta semana, no formato de um seminário teve como tema o “Programa de Acolhimento em Comunidade Terapêutica para dependentes químicos”.
Durante a aula o autor da cartilha de 44 páginas, Osvaldo Christen Filho, explicou que esse material e conteúdo, inédito no Brasil, visa reunir conhecimento técnico e legal, devidamente fundamentados em vasta consulta bibliográfica, que auxiliem a um acolhimento objetivo, responsável, organizado e proativo de dependentes químicos.


A cartilha oferece elementos que embasam e organizam esse instrumento terapêutico, ao mesmo tempo em que fornece um modelo que facilite a elaboração de um programa de acolhimento personalizado. De acordo com o psicólogo Osvaldo o livro é resultado da experiência sua própria experiência profissional e a partir da realização de diversas oficinas sobre o tema “Programa de Acolhimento” realizadas em seminários oferecidos pela Cruz Azul no Brasil. Além disso, ela foi escrita em consonância com as atuais políticas sobre drogas do país.


Portanto o autor, “o Programa de Acolhimento de uma comunidade terapêutica é um documento público que descreve o passo a passo da forma de acolher e os cuidados oferecidos para pessoas com problemas associados ao uso nocivo ou dependência de substâncias psicoativas e seu desligamento”. Embora seja válido para informação externa, esse documento é um importante instrumento interno que promove a sinergia de esforços para recuperação do residente, envolvendo a colaboração entre o beneficiado, a equipe terapêutica, familiares, amigos e financiadores de vagas.
Com base na leitura deste livro, em formato de cartilha, cada Comunidade Terapêutica poderá elaborar seu próprio Programa de Acolhimento e assim estará mais próxima da elaboração de seu próprio Programa de Acolhimento.


No seminário de lançamento, organizado pelas áreas de Edições e Educação Continuada da Cruz Azul, no formato online, participaram 65 inscritos, representando diversas Comunidades Terapêuticas do Brasil.

Deixe seu comentário