
A Cruz Azul no Brasil informa que está em andamento a Consulta Pública para atualização do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD). Essa consulta é conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), buscando ouvir toda a sociedade civil, organizações sociais e profissionais da área.
Como forma de contribuir para a transparência e promover o acesso a informações qualificadas, publicamos em nosso site os documentos completos dos oito eixos temáticos que orientam a consulta pública, além de uma proposta complementar específica da Região Sudeste.
Os eixos abordam temas fundamentais como:
✅ Desenvolvimento Social e Sustentável;
✅ Prevenção;
✅ Redução de Danos;
✅ Segurança Pública Cidadã e Justiça Criminal;
✅ Acesso ao Cuidado e Sistema de Direitos;
✅ Governança Participativa;
✅ Adoção e Implementação Baseada em Evidências;
✅ Cooperação Internacional.
Cada um desses eixos traz reflexões e propostas relacionadas a desafios, soluções, financiamento e participação social na construção de uma política de drogas mais justa, eficaz e alinhada aos direitos humanos, à dignidade e ao cuidado integral do ser humano.
Além disso, divulgamos também o documento com a proposta de um novo eixo: “Direito ao Acolhimento, Recuperação, Mútua Ajuda, Reinserção Sociofamiliar, Liberdade de Pensamento, Consciência e Religião/Espiritualidade”, iniciativa do Movimento Acolhe Brasil. Essa proposta busca garantir a valorização e o respeito às comunidades terapêuticas, grupos de apoio e organizações da sociedade civil, reconhecendo sua importância na rede de atenção psicossocial.
📢 Acesse todos os documentos no link abaixo e contribua com a sua opinião até a data limite informada pela SENAD.
👉 Link para participação: Governo Federal – Participa + Brasil – Reformulação do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas – PLANAD
✅ Para a VIDA, sem drogas.
✅ Cruz Azul no Brasil — Centro de Referência em Dependência Química.