Publicações

Cruz Azul no Brasil executa projeto de apoio a pessoas privadas de liberdade e em conflito com a lei em Santa Catarina

A Cruz Azul no Brasil está executando o projeto “GRUPOS DE APOIO E MÚTUA AJUDA PARA PESSOAS EM CONFLITO COM A LEI E/OU PRIVADAS DE LIBERDADE NO ESTADO DE SANTA CATARINA: uma estratégia de atendimento direcionada para o uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas”, por meio do Termo de Fomento nº 977493.

A iniciativa tem como objetivo implementar espaços sistemáticos e regulares de escuta, acolhida e orientação para adultos e adolescentes em condição de privação de liberdade e/ou em conflito com a lei, atendidos em unidades do sistema prisional e socioeducativo nas cidades de Blumenau/SC e Indaial/SC.

As ações do projeto acontecem com adultos no:

  • Presídio Regional de Blumenau;
  • Penitenciária Industrial de Blumenau;
  • Presídio Regional de Indaial.

E com adolescentes no:

  • CASEP Blumenau (Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório);
  • Casa de Semiliberdade de Blumenau – INECES.

O projeto propõe o desenvolvimento de Grupos de Apoio e Mútua Ajuda, voltados à prevenção, cuidado e enfrentamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, promovendo espaços seguros e humanizados.

Entre os objetivos da ação estão:

  • Proporcionar possibilidades alternativas e complementares de cuidado e tratamento;
  • Apresentar novas formas de convivência e relacionamento desvinculadas do uso de álcool e outras drogas;
  • Ofertar espaços específicos de escuta e acolhimento para demandas relacionadas à privação de liberdade e vulnerabilidade social;
  • Fortalecer a rede de atenção às pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares;
  • Capacitar a equipe técnica da instituição para continuidade das ações propostas no projeto.

A Cruz Azul no Brasil acredita que ações de prevenção, acolhimento e fortalecimento de vínculos são fundamentais para promover dignidade, reinserção social e novas perspectivas de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Seguimos comprometidos com a promoção Vida, sem drogas!

Execução: Cruz Azul no Brasil

Apoio: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas – DEPAD

Compartilhe esta publicação